terça-feira, 2 de setembro de 2014

Analfabetismo Emocional


Gentennnn, buenas!


Sempre falamos a respeito da inteligência emocional, conhecimento das nossas emoções e sentimentos, autoconhecimento e blá, blá, blá... porém, senti a necessidade de escrever a respeito do analfabetismo emocional.

Analfabeto emocional? alô? como assim? isso existe??  - E como existe. Quem não conhece ou conheceu alguém que é tão bem sucedido, inteligente, mas que não sabe lidar com as emoções... tão inteligente e de repente, a vida vai se tornando um caos... é isso mesmo meu povo: a vida vai virando um caos!  (Eu conheço uma tuia de gente assim... tão inteligente, mas que não sabe gerir nem a própria vida... ainn ainnn)

Segundo André Lima (http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=29496), os sentimentos negativos sabotam nossa vida de forma inconsciente, influenciando nossas escolhas.
 
Apesar de ter tido uma boa educação, eu desconhecia sobre os aspectos emocionais, e o quanto essa área em desequilíbrio sabotava a minha vida. Talvez eu tivesse uma leve noção sobre essa influência, mas eu pensava que ela era mínima. Eu achava que se eu estudasse mais e tomasse as atitudes que me parecessem mais lógicas, eu encontraria as soluções. Só que as minhas ações e escolhas eram totalmente influenciadas pelo estado emocional, inconscientemente, e eu não tinha a menor ideia disso. A escolha da profissão, dos relacionamentos e as atitudes tomadas no dia a dia eram mais reflexo do meu estado emocional interior do que da minha inteligência. (André Lima)

O analfabeto emocional não tem noção de que essa parte da sua vida precisa de atenção (muita gente até desdenha disso), e daí vai acumulando as emoções, guardando tudo para si, até que o corpo começa a sentir os efeitos, com o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo doenças de pele. Muitos machões por aí associam isso com fraqueza, aí guarda tudo que sente, afinal, pra que cuidar dos sentimentos??? 

Gentennnn, o estado emocional delineia nossos comportamentos, é de suma importância investir no autoconhecimento a fim de que possamos alcançar o tão sonhado equilíbrio.

Isso dá panos pras mangas.... 







6 comentários:

  1. Hum... Interessante... Nunca havia ouvido falar sobre isso... Então, pra você, o analfabeto funcional é aquele que, por vezes, se preocupa mais com o desenvolvimento intelectual do que o afetivo... É aquele que não consegue se entregas às emoções como faz ao trabalho ou ao estudo, por exemplo (ou qualquer outra atividade)... Será que o analfabetismo emocional não seria uma espécie diminuta de autismo?

    Talvez com a preparação que sofremos hoje em dia, para entrar num mercado de trabalho e num ritmo de vida vorazes, faz com que nós deixemos de nos apegar com as pequenas coisas que, de fato, fazem a diferença em nossa vida. Muito mais do que o sucesso profissional ou financeiro, a estabilidade emocional seja o que nos faz maiores, melhores, mais fortes...

    Realmente, algo que merece uma reflexão profunda. Vou recorrer ao meu psicólogo, o Dr. Heineken. Talvez ele me ajude a compreender este analfabetismo emocional, e se eu já sofri (ou sofro) dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Dr. Heineken foi ótimo!

      Tem gente que é super inteligente e não é equilibrado emocionalmente, né Evilásio? Como pode ser um bom gestor? Não se trata de se entregar às emoções, mas de conhecer suas emoções. É o autoconhecimento.

      O analfabeto emocional não sabe onde está seu problema. Ele não consegue identificar! É por aí....

      Eu acho que você não sofre disso não, hein...


      Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Meu amigo Evilásio, dr. Heineken pode nos ajudar dando a falsa sensação de bem estar quando necessitamos afogar as mágoas, esquecer os problemas. Mas nessa seara ele não pode fazer nada. Só depende de nós querer mudar o presente e o futuro. Precisamos levantar a cabeça, refletir como somos como ser humano, e abrirmos o coração. Apaixonar-se pela vida sem passar os dias apenas se queixando de e aprender, com atitude e propósitos firmes de ser " gente" . Adorei sua ótica a respeito do Analfabetismo Emocional Beka Isis! Sucesso, pois seu blog Tem trazido à baila ótimos temas.

      Excluir