terça-feira, 16 de setembro de 2014

Perdoar é para os fortes...



 
 
Muita gente diz que perdoar é esquecer... Perdoem-me, mas perdoar não é um botão da minha mente que aperto, e esqueço a situação que me fez ficar ressentida. Quando perdoo não esqueço... por vezes isso me deixou pensando: Será que perdoei de fato??? Oh céus, não sei perdoar!

Certa vez ouvi um Pastor evangélico falar sobre o perdão, e com muita propriedade ele disse que perdoar não é esquecer, é abrir mão do direito de cobrar. Tipo assim, perdoei de uma dívida financeira, então a partir daquele momento, não posso mais cobrar por ela. Contudo, eu não vou esquecer que àquela pessoa um dia ficou me devendo.

Isso fez aliviar meu coração... Ufa! Agora sei que eu sei perdoar... Mas sinceramente, que tarefinha difícil!!!! Quando ocorre alguma situação de raiva, onde a mágoa vai corroendo nosso coração, provocando uma série de sentimentos destrutivos que, no final das contas, tais sentimentos só prejudicam a nós mesmos. Quem fez “a raiva” às vezes nem está se importando muito, principalmente se a pessoa não tiver caráter... quem não tem caráter não tem noção dos estragos que faz, porque pra ele tudo é normal... o negócio é sério mesmo... trata-se de desvio de caráter (assunto pra outro post!! hehe)




Quando nos damos conta que estamos nos prejudicando, fica mais fácil liberar o perdão... Gentennnn, para mim, perdoar está diretamente ligado à libertação. Por mais que você esteja abençoando alguém com o perdão, quem vai se sentir melhor é você. Nesse mundo cheio de gente egoísta, perdoar é uma tarefa para os fortes. Atitudes assim estão cada vez mais raras. Vamos fazer a diferença...



Todas as vezes que me sinto magoada e que reluto em perdoar, lembro-me do sacrifício de Jesus no calvário para perdoar a humanidade. Lembro-me também de quantas vezes pedi a Deus perdão e sei que fui remida. Isso me encoraja a liberar o perdão para quem me feriu. Certa vez, peguei um vôo para Fortaleza e teve tantas turbulências, que naquele momento pensei que ia morrer, pedi perdão a Deus por todos meus pecados... hehehe... aqui estou... mas confesso que cheguei em Fortaleza sem pecado nenhum.

Brincadeiras à parte, eu lamento pelas pessoas que não conseguem relevar atitudes ruins... acho muito pior para quem apronta, sabe porque? Porque eu acredito na lei do “a gente colhe o que planta”. Neste contexto, eu prefiro está plantando coisas boas, pois certamente colherei o bem.

Por outro lado, pedir perdão é uma atitude que merece ser valorizada... pois é, muita gente mesmo tendo consciência que errou, é incapaz de pedir perdão. Lamentável!!! Genteeeeee, reconhecer “a cagada” e pedir perdão é para pessoas de caráter. Afinal de contas, errar é humano! Atire a primeira pedra quem nunca, né?

Já errei e pedi perdão. Já perdoei mesmo aquele que não teve a decência de me pedir perdão. Sabe porque? Não é porque sou boazinha, não mesmo! Mas porque perdoar aliviou meu coração. Eu me libertei dos sentimentos ruins que fazem de tudo para nos aprisionar. O bem foi para mim. Foi por amor à mim.

Eu vejo perdão como uma forma de limpar o coração das coisas ruins, para dar espaço para o que acrescenta na nossa vida. É muito bom quando nós não guardamos mágoa, que podemos seguir em frente sem resquícios do passado. É uma forma de recomeçar. Façam o teste!



4 comentários:

  1. Rs... sei não viu! Adorei a parte de chegar em Fortaleza sem pecados ;)
    #fechou

    ResponderExcluir
  2. Pois é, concordo com este pastor. Perdoar é saber reconhecer as fraquezas das outras pessoas. É saber que aquela falha que tanto te incomoda, na verdade, não representa nada diante do risco da perda da relação existente, e que é muito mais vantajoso superar o deslize e seguir em frente mantendo o vínculo do que simplesmente quebrá-lo.

    Perdoar é uma escolha, é uma filosofia de vida. Perdoar é uma forma que temos de demonstrar que aquela pessoa que falhou conosco, apesar do seu erro, ainda tem valor. E que vale muito mais a pena tentar superar uma falha do que perder a relação.

    Mas, pra perdoar, tem que superar de verdade. Não vale perdoar e na primeira discussão trazer aquilo à tona. Quem perdoa, supera. Quem perdoa não esquece, mas opta pelo que é mais importante. Se a pessoa continua se apegando a erros do passado, mostra que valoriza mais o erro do que a própria pessoa. E se for pra estar com alguém que não te dá o devido valor, melhor não estar.

    ResponderExcluir
  3. Perdoar envolve inteligência e coragem. É sem dúvida, um ato de coragem e humildade por parte de quem comete erros, e um ato de suprema inteligência daquele que foi atingido em cheio pela decepção de ter sido apunhalado pelas costas, mas mesmo assim foi grande o bastante para entender e perdoar. Mentiras, erros cometidos, traições, isso tudo só gera mal estar, raiva, angústia, ressentimentos, dor e sofrimento dentro de uma relação, seja ela, amorosa, de amizade ou familiar.Como vivenciar esses sentimentos todos, sem querer dar o troco, focar em revidar com a mesma moeda? Se nos aprendermos à esse objetivo único, jamais seremos capazes realmente de entender, mesmo na dor, essas situações e perdoar a outra pessoa. Se aquele que errou é capaz de reconhecer os próprios erros e mudar, assumindo esses erros, mostrando através de atitudes, sinais de amadurecimento e Evoluir, se desculpando ou pedindo perdão por seus atos, creio que se for algo verdadeiro, tornasse mais fácil do outro perdoar sim. Não é nada fácil pra quem erra, reconhecer o erro e pedir perdão, da mesma forma pra quem tem que perdoar. Eu disse que sou péssima nesse quesito( Perdão), mas também não posso, nem devo generalizar, dizendo que não pedôo ninguém sob hipótese nenhuma. Acho que em certas situações e em determinados momentos, certos atos, são fácies de perdoar. Já em outras, como a "Traição", ao meu ver, a mais difícil de se digerir, estancar a dor que punge dentro do peito e cauterizar as feridas que sangram em nosso coração, perdoando o outro por toda dor e sofrimento. Claro que todos nós somos falíveis, não somos donos da verdade, nem pior ou melhor que ninguém, a ponto de não podermos perdoar. Agora, nós precisamos ser inteligentes o bastante pra processar isso dentro de nós e tratar o problema com maturidade, ou jamais seremos capazes de um ato de perdão. Refleti sobre tuas colocações sobre o ato de perdoar, e creio que, de fato ou aprendemos a virar a página no momento em que somos apunhalados inesperadamente por alguém, afastando a mágoa, o rancor do coração, arrancando o sofrimento e perdoando quem nos afetou, ou então não conseguiremos recomeçar.É difícil, mas não impossível passar a borracha nos erros do outro, resgatando e valorando o sentimento com atitudes verdadeiras e não apenas da boca pra fora, com palavras vãs. Cheguei a conclusão minha querida, que sou capaz de perdoar muito mais do que supunha, mas pra isso, acredito que mais uma vez tudo depende da situação que enfrentamos e das escolhas que fazemos. Por fim, perdoar é um ato de grandeza da alma, e nem todos têm esse espírito nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Socorro, na verdade, podemos mais do que imaginamos... perdoar é uma atitude que tomamos onde o mais beneficiado somos nós mesmos. Beijo!!

      Excluir