sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sobre a saudade

...Dizem que saudade não tem braços, então porque ela aperta?...

Diz que é verdade, que tem saudade, que ainda você pensa muito em mim... (Chitãozinho e Xororó) canta...

Segundo a definição que catei na internet: Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém

Para mim, saudade é a falta. Falta de alguém, falta do que passou, de algum momento vivido ou não. Às vezes, sente-se falta do que nem viveu, do que foi interrompido por circunstâncias alheias à sua vontade. Na minha opinião, é melhor sentir saudade dos momentos vividos do que dos momentos não vividos.



Quem nunca acordou com o coração apertado... aquela sensação de que falta algo, aquela nostalgia... (que atire a primeira pedra!)

A saudade é doloriiiiiiiida e amaaaaaaarga. Porém, eu gosto de ver as coisas de forma positiva. Segundo o pastor João Chinelato Filho (vocês podem seguir a página dele no Facebook, seus posts são sensacionais!!!!), a saudade é um privilégio daqueles que amam! (parabéns para você que tem a coragem de amar! isso é assunto pra outro post) Tudo que foi bom sentimos saudade... E ainda tem gente que tem saudade do que não era bom... (eu não consigo compreender isso! Na moral.)

Porém, é bom destacar que não é saudável ficarmos presos à saudade. Tudo bem, não é fácil. Mas a vida é dinâmica demais para ficarmos vivendo de nostalgias... sinto sim, saudade de momentos bons e pessoas que passaram pela minha vida (e deixaram o rastro bom, porque aquelas almas sebosas nem lembro que existe... #Fatão). Mas bons momentos e boas pessoas hão de vir... e a vida é esse ciclo. Precisamos olhar sempre pra frente... E como diz minha grande amiga Janinha "vivamos um dia de cada vez, para não perder as boas surpresas da vida"

Bom final de semana pra vocês e que Deus abençoe a todos!



8 comentários:

  1. É Beka Isis, exatamente assim... Muitas vezes ja me questionei do por que de muitas coisas acontecerem na minha vida, mas hoje eu acho que a cada um é dado conforme sua capacidade. Quando olho as coisas dessa forma, além de torná-las mais leves do que são, torno-me mais resiliente do que acho que sou. E assim a vida segue, sempre em frente....

    ResponderExcluir
  2. Sempre em frente, esse é meu lema de vida! A saudade tem que ser gostosa, quando dói (ixiiiiiiiiii), tem que procurar uma forma de não sofrer tanto. Não se apegar tanto à isso. Sentimento não é botão que apertamos e de repente, deixamos de sentir... mas a decisão de não sentir mais somos nós que tomamos!

    Podemos até nos questionar amiga, mas que isso não se transforme em lamurias e lamentações (eu que o diga!!!! rsrsrsrs)

    Vamos sentir saudade do que foi bom, apenas isso! obrigada amiga! bjs

    ResponderExcluir
  3. O sentimento saudade acredito, que só pode ser sentido em sua plenitude quando vivenciado, não tem como mensurar a intensidade de algo que não vivemos , e o valor para esse sentimento tem muito mais significado quando vivemos, gostamos e queremos mais.

    ResponderExcluir
  4. Entendo David. Mas existe a falta daquilo que não viveu... Como assim? Aqueles planos frustrados. Sonhos que ficaram no meio do caminho. Muita gente sente falta disso. Eu defini Saudade como Falta. A ideia é essa!

    Massa seu ponto de vista!

    Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  5. Saudade é uma coisa legal, seja pelo que vivemos ou pelo que deixamos de viver. É importante ter (e sentir) saudade, não adianta. Se não fosse assim, esta palavra não seria tão presente em poemas e músicas. Segundo Mário Quintana, saudade é "o passado que não reconhece o seu lugar tentando se fazer presente". Mas também bem que poderia ser "o futuro que não veio tentando se fazer surgir, ao menos em nossas mentes".

    A saudade é mística, é poderosa, e é incansável. Por mais que tentemos evitá-la, ela nos alcança de forma dura e permanente, como uma luz que insiste em brilhar por sobre um passado (ou futuro que não veio), nos fazendo enxergar determinados momentos de nossa vida, por vezes abrindo nossos olhos para as oportunidades do futuro. É uma mensagem poderosa, mas difícil de entender. Tem quem se prenda a ela cegamente, e tem quem sabia extrair dela lições para os próximos momentos.

    A verdadeira saudade, por mais que seja comum a todo ser vivo, não tem rótulo, e isso que a torna gostosa. Por mais que tentemos defini-la, todos os termos que utilizarmos serão abstratos, superficiais. Nada soará melhor à saudade como aquilo que nós mesmos fizermos a ela. Por isso a saudade é tão legal: por mais que seja um sentimento universal, amplamente conhecido e analisável, na verdade, é algo individual e único.

    ResponderExcluir
  6. Evilásio, eu concordo com você!!!! Acho a saudade legal também. Como mencionei no post, segundo Chinelato, saudade é um privilégio daqueles que amam. Sinto saudade do que foi bom, do que foram momentos bons... Mas passou. Outros momentos bons virão. E como virão!

    Agora tem aquele tipo de saudade, que temos a oportunidade de "matar". Ahhhh meu caro, essa é que é a saudade gostosa! Rever pessoas queridas, reviver momentos bons... por aí. Essa é a saudade saudável. O coração apertaaaaa, mas sabemos que em algum momento vamos "matar" essa bicha.

    Agora tem aquela saudade doloriiiiiiiida, saudade de algo que nunca mais vamos viver, de pessoas que não vamos mais gozar de sua cia. Essa meu amigo, só o tempo resolve. O tempo passa e leva com ele esta saudade. Experiência própria.

    Beijo no coração e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Saudade para mim, é um estado de espírito. Senti-la ou dizer não à ela, é uma questão de escolha, força de vontade. Ao meu ver, ela sempre anda de mãos dadas com o amor, e muitas vezes termina aprisionada nos braços da dor. Sentimos saudades quando ouvimos a voz do coração, pois somos seres convocados à felicidade, todavia pra sermos felizes é preciso viver e amar, e não somente a existir.Mas acredito que pra viver os desafios da vida, impreterivelmente somos abduzidos pelo sentimento da saudade. Quem não vive intensamente, jamais sentirá saudades de coisa alguma. O ser humano por ser capaz de amar, ter desilusões, não saber lidar muito bem com a ausência, a perda do outro, inevitavelmente vai passar por uma estrada da vida, às vezes sombria e na maioria das vezes árdua e difícil de trafegar, Avenida Saudade, cheia de curvas sinuosas. Saudade quando sufoca o peito e aperta forte o coração, seja por qual motivo for, ela não bate à porta do coração, e tão pouco pede licença pra entrar, ela simplesmente vai entrando mansa e silenciosamente, e quando percebemos, já se instalou dentro de nós, nos possuindo de jeito, maltratando, corroendo, muitas vezes abrindo feridas dentro do coração.Mas nem tudo é dor, pois tem aquela saudade boa de ser sentida, de bons momentos vividos, das amizades que passaram em nossas vidas e que deixaram maravilhosas lembranças. Creio que não exista, portanto, uma única pessoa na vida que não tenha sentido saudades um dia. Não há nenhum remédio para dissipá-la dentro de nós, pois acho que depende do nosso querer enfrentá-la e dissipá-la de dentro de nós, e o tempo, só ele, se encarregará do resto. A saudade quando é gostosa de ser sentida, irradia alegria ao coração, deixa o espírito e a alma branda, é como um belo dia de sol que nos contagia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quem não vive intensamente, jamais sentirá saudades de coisa alguma."

      Eu destaco tua frase, Socorro, para enfatizar que tudo isso faz parte da vida. Quando se vive, de verdade, se sente saudade. Chinelato diz que saudade é um privilégio daqueles que amam. Às vezes dói mesmo e incomoda. E o povo tem medo disso. Hoje, não se ama por medo, isso mesmo, medo desses outros sentimentos que nos causa "certo" incomodo. Êta povo mole viu!

      Amei suas considerações. Super concordo com tudo!

      Obrigada!!

      Excluir