segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sobre a felicidade

Sobre a felicidade...

 


"Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz. Sem tirar o ar, sem se mexer, sem desejar como antes sempre quis. Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser. Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar. Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz. Se chorar, chorar é vão porque os dias hão pra nunca mais." (Marcelo Jeneci- Felicidade)
 
Viverrrrrrrr e não ter a vergonha de ser feliiiiiiizzzzzzz...
Eu amo música, por isso gosto de começar meus posts citando algum trecho...

Segundo Mark Albion, para as pessoas "pobres" o dinheiro aumenta a felicidade, porque traz qualidade de vida. Mas, para os que já possuem boa qualidade de vida, o dinheiro contribui apenas de 2 a 5% com a felicidade.

Faça o teste, pare alguém e pergunte qual seu maior desejo. A resposta é quase unânime: Ser feliz!

Vive-se nessa busca desenfreada pela felicidade... vou ser feliz quando ter isso, ou serei feliz quando conseguir ser aquilo. Vou ser feliz quando encontrar o amor da minha vida... Quantas condições para ser feliz, né? Ninguém nunca acha que é feliz, sempre falta alguma coisa. E nada está completo. E ainda tem quem diga que não existe felicidade, apenas momentos felizes... (ainnnn, ainnnnn)

O ser humano sempre está querendo alguma coisa, e é neste contexto que deixa-se de valorizar o que ele já tem. Temos tantas coisas que nos rodeiam que nos fazem sorrir. O privilégio de viver mais um dia (estamos vivos!), ver o raiar do sol (se vemos, é porque podemos enxergar). Amor de amigos, de família... (há quem nos ame! E mesmo que não tenha, existe uma pessoa que nos amou tanto que morreu na cruz por nós, Jesus Cristo, amor maior não há)...

Felicidade para mim é o equilíbrio emocional. É estar em paz em todas as áreas da vida. Não quero perder o que já tenho para dizer àquela "frasezinha" clichê: Eu era feliz e não sabia! Claro que tenho objetivos e metas a serem alcançadas, e que ao chegar no alvo, ficarei muito feliz, mas a jornada até chegar nessa meta precisa me trazer felicidade. "A felicidade está na jornada e não no destino".

Até mais!!










8 comentários:

  1. Por diferentes caminhos, estamos todos em busca da felicidade não é amiga? Aparentemente, todos buscamos diferentes coisas na vida, mas no fundo desejamos todos a mesma coisa, "ser feliz". Pra mim, a felicidade está mesmo é nas pequenas coisa que desfilam diante dos nossos olhos, a cada dia sem ser notadas. A felicidade é por assim dizer, uma viagem, e não um destino.Acho q a tal felicidade é um sentimento simples. Você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. O imperador francês Napoleão Bonaparte disse certa vez: A raça humana é governada por sua imaginação. Quem tem um comportamento positivo diante da vida, é capaz de ser feliz. "Viver melhor num mundo de escolhas, pois viver não dói". O que dói é a vida que não se vive pra poder ser Feliz( Emílio Moura ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo Socorro! Viver não dói! Eu acredito que a felicidade está sim, nas coisas simples. Não espero o extraordinário acontecer para me fazer feliz...

      Um beijo e obrigada!!

      Excluir
  2. Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
    A alma é que estraga o amor.
    Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
    Não noutra alma.
    Só em Deus - ou fora do mundo.
    As almas são incomunicáveis.
    Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
    Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

    Manuel Bandeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evilásio, amei esse trecho: "Só em Deus ela pode encontrar satisfação."

      Estou super concordando com isso!!

      Beijos e obrigada!!

      Excluir
  3. Vocês já ouviram falar no pêndulo de Schopenhauer? Ou no Martelo de Nietzsche?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, tudo bem?

      Já ouvi falar sim, mas conheço pouco, vou procurar ler mais sobre eles. São duas visões do mundo, na minha opinião Schopenhauer é extremamente pessimista. É como se a busca pelo equilíbrio trouxesse sofrimento. E daí surgiu a filosofia do pêndulo que diz: "[...] é necessidade, carência, logo, sofrimento, ao qual consequentemente o homem está destinado originariamente pelo seu ser. Quando lhe falta o objeto do querer, retirado pela rápida e fácil satisfação, assaltam-lhe vazio e tédio aterradores, isto é, seu ser e sua existência mesma se lhe tornam um fardo insuportável. Sua vida, portanto, oscila como um pêndulo, para aqui e para acolá, entre a dor e o tédio (Schopenhauer, Mundo Como Vontade e Como Representação, § 57)."

      A minha vida não oscila entre a dor e o tédio não! nãooooo mesmo! Eu ainda creio que Deus não nos prova além do que possamos suportar. Claro que temos momentos de tristeza e dor, mas passam. E como passam!

      Já Nietzsche encontra algo que justifica a dor, a própria vida: “a existência parece bastante santa por si mesma para justificar por acréscimo uma imensidade de sofrimento” (Nietzsche, Fragmentos Póstumos).

      Eu creio que ele vê a dor como combustível pra seguir em frente, aí já mostra uma abordagem mais otimista, destacada na famosa frase “da escola de guerra da vida: o que não me mata, torna-me mais forte”.



      Excluir