quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Decidida OU radical? Eis a questão





Vamos definir as palavras:

O que é ser radical?

Segundo o dicionário informal, radical é uma pessoa que não muda de opinião, conservadora ou autoritária em seus princípios.


O que é ser decidida?

Pessoa obstinada, que sabe o que quer, determinada, resolvida, convicta dos seus planos e objetivos.


Por muitas vezes, tais conceitos podem ser confundidos... Eu me considero uma pessoa decidida, mas há quem diga que sou radical. E com base nesse dilema, fui procurar conceituar e construir minha ideia a respeito dessas duas "qualidades".

Quando eu penso em radicalismo, me vem àquela ideia de "arrancar o mal pela raiz"... atitudes radicais que saem rasgando todos os sentimentos ou qualquer coisa que se possa sentir.

Na origem da palavra, podemos ver que trata-se da pessoa que não muda de opinião. Aí já acho que não sou mais radical. Uma coisa é estar firme nas convicções e outra é ser intransigente. Ahhhhh gentennnnn! o que penso não é absoluto, diante de uma boa argumentação e constatação dos fatos, eu mudo de opinião sim! E não me considero uma pessoa volúvel por conta disso. 

Hoje o mundo está lotadaço de pessoas que julgam suas opiniões as mais acertadas e sequer param para ouvir os argumentos do outro. Pode-se destacar o momento atual como o mais propício: as eleições de 2014. Cada um com sua opinião sobre seus candidatos e não me arrisco a entrar na discussão (com toda certeza, alguém sairá chateado...e não serei eu!) 

Quando as pessoas enfiarem nas suas cabeças que cada um tem um ponto de vista diferente, e por conseguinte, respeitar tais opiniões, o mundo seria melhor! Não existe certo e errado, pra mim o que é certo, pra você pode ser errado... é mais ou menos por aí. A gente fala, fala, fala e sempre termina na palavra RESPEITO.

Eu lamento por uma pessoa radical, incapaz de refletir nos posicionamentos do outro. Por vezes, atitudes radicais trazem consigo muito sofrimento e sentimentos abafados. Toma-se atitudes radicais e não esgotam as possibilidades. Lógico que não é saudável dar murro em ponta de faca. Mas as dores que uma história mal resolvida trás.... ainnn ainnnnnn, só se consegue prosseguir quando "a tampa da panela" é totalmente fechada.


 Agoraaaaaaa, uma pessoa decidida, como a própria definição diz, é aquela que sabe o que quer, toma decisões de forma segura e suas situações são super bem resolvidas. É neste contexto que procuro viver. É muito bom saber o que se quer. Ser firme em suas decisões. Essa postura além de nos dar segurança, ela nos proporciona um bem estar enoooooorme. 

Vamos voltar pra o mundo novamente.... Quanta gente perdida por aí???? quanta gente que não sabe o que quer??? e pior, envolvem outras pessoas nos seus problemas pessoais. Acho lindo quando conheço alguém decidido. Super dou valor!!!! Está raro! No que tange às pessoas indecisas eu pergunto: o que se busca??? encontrar coisa melhor?? o que pensa uma pessoa perdida? são perguntas que eu não sei responder, de verdade.

Lamento mais uma vez pelas pessoas indecisas, como deve ser angustiante viver num eterno conflito interior... Jesus amado! É mais ou menos assim: Você está onde não tem certeza que se quer estar. Está com alguém que não tem certeza se quer estar... (nossa, quanta angústia!!!!). Mais uma vez repito, as pessoas procuram viver da forma mais difícil.

Mais um assunto que dá panos pras mangas....





 






4 comentários:

  1. Eu acho que é possível ser os dois sem ser ruim. Sou radical, pois acredito que tenho o direito de ser feliz. E sou determinado, pois vou em busca desta felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Evilásio! Todos merecemos a felicidade! bjs :**

    ResponderExcluir
  3. O mundo das diversidades, desafios onde se faz necessário abordaremos questões sob múltiplos pontos de vista. Numa época heterogamia, um time de iguais não sobrevive. Opitar pelo radicalismo de opiniões pode colocá-lo em uma encruzilhada, pois ter liberdade pra se dizer o que pensa, fazer questionamentos e promover o diálogo, mas sem confundir com debate, onde apenas o que você acha é o que é certo, no entanto, encará-lo como troca de opiniões ainda é a melhor investida. Com vista a entender o que o outro diz, na tentativa de melhor compreender o seu ponto de vista através do uso do argumento. Na minha opinião, o diálogo deve sempre se sobrepor ao radicalismo e prevalecer, buscando assim o entendimento entre os indivíduos, estejam eles a favor ou não do ponto de vista um do outro. Precisamos entender que compartilhar a diversidade de opiniões e idéias é muito melhor que radicalizá-las. Quanto mais soubermos ouvir e entender o ponto de vista do outro, mais aprenderemos com eles. Nós não somos iguais em todas as coisas, mas todos temos algo novo a oferecer. No tocante à ser decidido, ao meu ver, hoje ninguém pode se dar ao luxo de não saber o que quer da vida. Quem for por esse caminho, certamente será engolido pelos fortes e determinados. A incapacidade de decidir-se sobre o que quer é abominável e acaba fazendo o fracasso de muita gente. Pessoas decididas não obstante, são sábios, fortes, determinados e geralmente fazem acontecer sem pestanejarem. São aquelas que com afinco, correm atrás do que querem por terem certeza do que pretendem. Creio que para se viver o presente e construirmos um futuro melhor, o radicalismo é lixo tóxico e ser decidido é fundamental pra vivermos no mundo atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Socorro, radicalismo é um lixo tóxico e ser decidido é fundamental na atualidade. Mas, infelizmente, o cenário é diferente deste quadro. Hoje, há muita gente que não sabe o que quer da vida... já virou rotina!! Lamento. Quando tais indivíduos acordam pra vida, por vezes já é tarde demais... Portando, não deixemos passar as oportunidades que a vida nos dá... às vezes, elas não voltam mais...

      Beijocaaaaa e obrigada!

      Excluir