terça-feira, 28 de outubro de 2014

Eu escolhi viver




Viver um dia após o outro, aproveitando tudo de melhor que a vida nos reserva. Acordar e poder contemplar o sol e sentir o ar. Fazer da rotina um caminho para felicidade. Li uma frase que dizia que a felicidade não está no fim, mas no caminho que se percorre para chegar ao fim. Então, a felicidade está na trajetória.



Pra mim, estar vivo já é uma dádiva. Só o fato de acordar, já estou agradecendo a Deus pela oportunidade de mais um dia de vida. E mais do que agradecer é poder sentir o que de melhor espera por nós. Problemas? Dificuldades? Todos temos! Cada um inserido numa situação diferente. Uns tem dinheiro, mas não tem saúde. Outros tem saúde, mas não tem dinheiro. Uns tem saúde mas não tem amor. E assim vai... e sempre estará faltando algo e nunca teremos essa coisa completa. E vamos ser infelizes por isso? Não! (Fico imaginando a vida perfeita, sem problemas, o quão chato seria). Se tenho vontade de chorar, eu choro. Se quero rir, gargalho. Se quero amar, eu amo. Se quero parar para refletir, eu paro e penso. Isso é vida e eu não estarei economizando vida... ela é curta e passa rápido, sem chance de replay. Fato.


É viver um dia de cada vez para não perder as boas surpresas da vida, diz minha amiga Janinha. Nesta realidade cheia de ansiedade, temos urgência em ser felizes. Por muitas vezes colocamos os pés pelas mãos e não esperamos o momento certo, nos jogamos de cabeça em relações rasas que provocam muita desesperança e dor de cabeça. Ultimamente tenho percebido que essas tais surpresas que a vida nos reserva chegam sorrateiramente, no momento que você menos espera. Quando seu coração acalma, está tudo bem, justo naquele momento em que você está na sua “zona de conforto”, chega algo pra te mover, pra você começar a achar que nem tudo está sob seu controle (isso chega a ser desesperador para pessoas como EU). Calma! Respire fundo. Sem nóia! Nem sempre precisamos agir racionalmente. Não se cobre tanto! (tão eu!). O que seria uma vida sem emoções? Sem algo que nos movimente? Que nos faça sentir vivos? A racionalidade está para ajudar a ter o discernimento do que é melhor para você, e até onde você pode ir.

Tem muita coisa que nos impede de viver sem reservas: O medo, o preconceito, os valores que a sociedade impõe, somos aprisionados a uma eterna satisfação à sociedade. O que é certo e errado. Mas, o que é certo? E o que é errado? Enfim, paramos para pensar nisso e perdemos grandes oportunidades de sermos felizes, de escrevermos mais um capítulo da nossa história. Eu escolhi viver sem reservas, sem medo, sem culpa, sem ansiedade, sem a tensão de saber se vai dar certo ou não. Se não deu certo hoje, paciência! Um dia vai dar. Entre viver e ver a vida passar pela janela, eu escolhi viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário