sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ciúme







"...Eu quero levar uma vida moderninha
 Deixar minha menininha sair sozinha
Não ser machista e não bancar o possessivo
Ser mais seguro e não ser tão impulsivo

Mas eu me mordo de ciúme... Mas eu me mordo de ciúme..." Ultraje a Rigor


A música me inspira...






Definição extraída do site http://www.significados.com.br/ciume/:
“O ciúme é um sentimento natural do ser humano produzido pela falta de exclusividade do sentimento, da dedicação e do cuidado da pessoa de quem se gosta. É uma dedicação ao amor.
O ciúme é uma manifestação provocada pela falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro.”

Ciúme é um traço fardo que vejo de forma extremamente negativa (Juuuuuro que não vejo com bons olhos). Tem gente que sente a necessidade de provocar ciúme no parceiro, como se isso fosse garantia de algum sentimento. A conversa é bem assim: se sentiu ciúme é porque gosta!!!! Será mesmo?

O cenário é este: Estou com alguém e quero “exclusividade” no sentimento, tipo assim, não consigo dividir a pessoa com ninguém (sentimento de posse!). Tem gente que não consegue admitir a pessoa nem com amigos, há quem tenha ciúme até da família... (existe mesmo e acho isso tão doentioooooo). Ninguém ocupa o lugar de ninguém, não tem como alguém querer ser mais importante que sua família. Não tem comparação. Família tem o espaço da família, amigos tem o espaço de amigos e não existe, na minha opinião nada que vá sobrepor à isso. Em linhas gerais, cada um tem seu espaço, sem contar que são amores diferentes... tipo assim: amor ágape (amor de Deus); amor Eros (amor romântico) e por fim, amor Philos (amor de família e amigos).

Quando penso em ciúme, me vem logo à cabeça a palavra insegurança que leva à falta de confiança (minha nossa, só vibe negativa!!!!). Num relacionamento maduro, a segurança/confiança predomina. Um relacionamento inseguro (quem nunca?????) é altamente destrutivo. O desgaste provocado pelo ciúme é muito grande. Ao invés de te fazer feliz, vai desgastar de uma forma que eu não sei onde vai parar... (é uma falta de paz tremenda!). É um caminho bem difícil e, para mim, sem conserto.

O ciúme gera uma série de sentimentos ruins, como já disse, é uma angústia para quem sente e também para quem é vítima dele. A confiança é algo extremamente precioso e crucial para a manutenção de um relacionamento saudável. Muitas pessoas depositam todas suas expectativas no parceiro e o colocam na posição central de suas vidas, deposita sua felicidade nas mãos do outro. (fico pensando, em relacionamentos assim, quando termina, a pessoa perde o chão! e como perde...). Gente, isso é algo extremamente complicado. Já disse isso, quem fica dependente emocionalmente de alguém, será certamente decepcionado! (Porque ninguém é perfeito! #Fato).



Hoje, as pessoas estão assim, vem no outro a única forma de ser feliz e com isso, tem medo de “perder”. É nesse medo de perder que o ciúme começa a agir. Tudo se transforma em ameaça. É uma angústia sem tamanho. Na moral, não sei porque esse medo todo, minha avó dizia “o que é do homem o bicho não come”. Ninguém é propriedade de ninguém. É mais gostoso quando alguém está ao seu lado por vontade própria, até porque ninguém prende ninguém, né? E a sua angústia não vai ser fator impeditivo para que aconteça as “coisas”...

É simples, não confia? Não se sente seguro? O ciúme angustia? Ou você resgata a confiança (isso é bem difícil) ou cai fora. Não vale a pena!!!! É duro né gente, mas não tem jeito. É sofrimento na certa. 





5 comentários:

  1. Eu sou de ninguém
    Eu sou de todo mundo
    E todo mundo me quer bem
    Eu sou de ninguém
    Eu sou de todo mundo
    E todo mundo é meu também...

    ...Se você quer a vida em jogo
    Eu quero é ser feliz.

    Música: Já Sei Namorar
    Banda: Tribalistas


    É bem assim!!!
    Eu as vezes quero abraçar o mundo e quero que o mundo me abrace.
    (Com isso as vezes sou mal interpretado)

    Pois é!!!
    Mais uma vez CURTIR!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de ciúme é engraçado. Tem gente que diz que ciúme é falta de amor próprio, e amor em excesso ao parceiro. Tem gente que diz que o ciúme é, na verdade, falta de amor, e excesso de sentimento de posse...

    Sinceramente, me complico em definir. Sempre fui muito bem resolvido nos relacionamentos que tive, este nunca foi um problema que me atormentou. Acho que esta questão do ciúme depende muito mais de quem sente de quem o desperta. A insegurança fomenta a ideia da possibilidade da perda, e a pessoa deixa de ser racional, se levando por um medo muitas vezes desnecessário. E o irônico disso tudo é que este sentimento, que no começo não tinha qualquer fundamento, acaba embasando um eventual afastamento. Tudo porque se deu asas à imaginação.

    Agora, uma coisa é certa: nem oito nem oitenta. O ciúme é como o sal na comida, na medida certa se torna o tempero ideal. Ciúme em excesso faz mal, mas falta de ciúmes também. O excesso de ciúme demonstra falta de segurança, sentimento possessivo, problemas particulares. Já a falta do ciúme é tão perigoso quanto o excesso, pois quem não sente ciúme algum é porque, geralmente, já não mais valoriza aquilo que tem.

    ResponderExcluir
  3. Falasse com propriedade inicialmente Evilásio Tenório, mas meu ponto de vista sobre suas últimas declarações se chocam. Quem por experiência própria, já vivenciou e sentiu-se asfixiado e aprisionado inteiramente pelo CIÚME, e sobreviveu às tempestades que ele provoca, jamais deseja ter nova relação com qualquer dose dele. Ao meu ver ele não valoriza absolutamente nada, só deteriora, destrói o que há de bom num relacionamento, e não mede o amor de ninguém. Valoriza-se através do respeito, do livre arbítrio, da confiança um pelo outro, e das atitudes, pois são elas que mostram verdadeiramente o amor de uma pessoa pela outra. Dosar ciúme, quase nunca funciona, pois ele começa pelas pequenas coisas e quando você percebe, já tomou conta do seu domínio e mina toda a relação, destruindo-a aos poucos.

    ResponderExcluir